Guineana Fanta Konatê abre Festival Jazz & Blues em Fortaleza

Guineana Fanta Konatê abre Festival Jazz & Blues em Fortaleza

Depois de quatro dias em Guaramiranga, o Festival desce a serra para mais três dias de programação em Fortaleza, com shows no Teatro Via Sul e oficinas e shows no Cuca Barra, Jangurussu e Mondubim.

Alguns dos grandes shows que foram apresentados na cidade serrana têm bis em Fortaleza. São eles: Fanta Konatê (Guiné), Ricardo Bacelar (CE), Jacinta (Portugal), Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ), Villa-Lobos-Injazz (RJ) e Jam Session com bandas do projeto Casa do Blues.

Além dos shows, o Festival promove também oficinas de Música Folclórica Brasileira com Villa-Lobos Injazz; de Ukulele com Elpídio Nogueira; de Guitarra com Cláudio Oliveira, de Gaita com Jefferson Gonçalves (RJ) e de Percussão com Laudir de Oliveira (RJ). As oficinas são gratuitas e as inscrições acontecerão na REDE CUCA, a partir das 15 horas.

Shows Noturnos

No dia 19, quinta-feira, às 21 horas, no Via Sul, a abertura ficará por conta dos componentes da Big Band da Universidade de Fortaleza com seu repertório eclético, envolvendo o tradicional jazz. A Big Band Unifor é formada pelo maestro Robson Lima e 16 músicos, sendo 5 saxofones (entre saxofones altos, tenores e barítono), 4 trompetes, 4 trombones, 1 bateria, 1 baixo e 1 piano. Esse tipo de formação foi muito popular nos anos 20 aos 50, período conhecido como a Era do Swing.

Em seguida, sobe ao palco a cantora Fanta Konatê, da Guiné, acompanhada pela Troupe Djembedon. Seu trabalho é marcado pela originalidade e virtuosismo, referência mundial na arte Mandinga, trazendo a tradição e contemporaneidade nos tambores ou no estilo jazzístico. Konatê arrebatou elogios e admiração de nomes referenciais, como Simone Soul e Badi Assad.

Na sexta-feira, 20, é a vez da dobradinha de shows que marcaram a segunda-feira de Festival na Cidade Jazz & Blues: o cearense Ricardo Bacelar e, na sequência, a portuguesa Jacinta. Ambos se apresentam no Teatro Via Sul, em sessão com início às 21h.

E o sábado, dia 21, fechando mais uma edição do Festival Jazz & Blues, três shows simultâneos às 19 horas, em três equipamentos da rede Cuca: No Cuca da Barra do Ceará: o blues de Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ); No Mondubim: Villa-Lobos-Injazz (RJ); e no Jangurussu, Jam Session da Casa do Blues.



Cadastre-se e receba a nossa newsletter!


Captcha Image

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

Lei de Incentivo

Patrocínio

APOIO CULTURAL

AGRADECIMENTOS

PROMOÇÃO

Diário do Nordeste

REALIZAÇÃO