Jacinta e Ricardo Bacelar se apresentam no Teatro Via Sul

Jacinta e Ricardo Bacelar se apresentam no Teatro Via Sul

Depois do sucesso do show da cantora guineana Fanta Konatê, na primeira noite do Festival Jazz & Blues em Fortaleza, que contou com o apresentação de abertura da Big Band Unifor, o público da capital cearense recebe na noite desta sexta-feira, 20, às 21h, no Teatro Via Sul, dois espetáculos que emocionaram a quem compareceu à Cidade Jazz & Blues em Guaramiranga: a cantora portuguesa Jacinta e o músico cearense Ricardo Bacelar.

Aclamada na crítica de seu país por sua “voz quente, redonda, possante”, Jacinta recebeu o prêmio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz e foi referida como “A cantora de jazz portuguesa”, por José Duarte. Tem cinco discos gravados, entre os quais, Tribute to Bessie Smith (2003), com o qual tornou-se a primeira cantora portuguesa a gravar pelo selo Blue Note. Jacinta vive atualmente no Brasil e faz parte do corpo discente do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, Portugal, realizando pesquisa na área da improvisação jazz vocal.




Já, o pianista, compositor e arranjador cearense Ricardo Bacelar surgiu na cena musical nacional nos anos 80, quando integrou o Hanoi Hanoi, um dos maiores grupos de pop rock nacional da geração 80/90. Músico de formação clássica, retornou a Fortaleza, lançou o álbum solo in natura e passou a dividir a música com a advocacia (atualmente é vice-presidente da OAB-CE). No Festival apresenta Concerto para Moviola, com repertório de composições suas e de outros autores, como Weather Report, Yellowjackets, Pat Metheny, Chick Corea e Egberto Gismonti, em trabalho de pesquisa, com paisagens sobre os teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 70 e 80. Ricardo, no piano acústico e teclados, será acompanhado por Luizinho Duarte (bateria), Marcos Resende (sax tenor, soprano e flauta), Miquéias dos Santos (contrabaixo), Ronaldo Pessoa (guitarra e violão), Maria Helena Lage (teclados), Marcus Vinícius Cardoso (violino e viola) e Hoto Júnior (percussão).


Cadastre-se e receba a nossa newsletter!


Captcha Image

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

Lei de Incentivo

Patrocínio

APOIO CULTURAL

AGRADECIMENTOS

PROMOÇÃO

Diário do Nordeste

REALIZAÇÃO