Atrações

Marco Pereira e Toninho Ferragutti (SP)

Marco Pereira e Toninho Ferragutti (SP)

Guaramiranga

Ensaio Aberto
Domingo 26/02 - 17h - Cidade Jazz & Blues

Show
Domingo 26/02 - 21h - Cidade Jazz & Blues
Inteira: R$40 - Meia R$20

Marco Pereira e Toninho Ferragutti, dois dos principais representantes do violão e acordeon, se unem para provar que, em dueto, o pinho e o fole permitem uma rica experiência artística. O resultado desse encontro está no CD Comum de Dois, lançado com o selo da gravadora Borandá. O projeto teve início em janeiro de 2013, quando os músicos foram convidados para participar da 31ª Oficina de Música de Curitiba. O curador do evento, Sérgio Albach, sugeriu que a dupla realizasse um concerto. A proposta acabou recolocando no palco amigos que há anos não tocavam juntos.

A escolha do repertório foi feita em parceria, numa seleção que valoriza os temas autorais. “Eu adaptei as músicas dele para meu instrumento e vice-versa”, conta Ferragutti. “Nós temos uma identidade musical parecida. O Toninho foi muito feliz na hora de batizar o disco. Cada um traz uma bagagem própria mas, na hora em que tocamos juntos, tiramos da mala aquilo que é comum dos dois”, comenta Pereira.

O violão e o acordeão são instrumentos completos – além de serem melódicos e harmônicos, possibilitam desenhos rítmicos bem variados. “O acordeão tem aquele resfolego marcante do fole, enquanto o violão traz uma força percussiva no jeito de tocar”, define Pereira. Ao mesmo tempo, possuem características distintas que exigem dos músicos um cuidado especial para que o dueto seja bem sucedido. “Gosto muito do desenho rítmico que um prepara para o outro”, diz o acordeonista. É um dueto que permite a construção de uma harmonia densa com muitos contornos melódicos. “Unimos a linguagem da música erudita europeia, a improvisação do jazz e a articulação rítmico-melódica da música popular brasileira”, esclarece o violonista.

Redes Sociais
Festival Jazz & Blues 2017 © Todos os Direitos Reservados
Por Karthaz Cultura