Divas do Blues (CE)

Jam Session
Terça - 13/fevereiro - 23h
Cidade Jazz & Blues

Com grande destaque na cena blueseira cearense, as mulheres assumem a linha de frente também neste show no Festival Jazz & Blues 2018, encerrando a programação do festival na serra. Divas do Blues é o espetáculo que reúne três das mais aplaudidas intérpretes da cena blues cearense Marília Lima, Raíssa Dantas e Fernanda Fialho - na Jam-Session da terça-feira, 13 de fevereiro, fechando a programação do festival na serra.

O show é uma grande homenagem à presença das mulheres na história deste gênero musical, ressaltando as várias intérpretes que fizeram fama cantando blues. De Etta James (1938-2012) a Janis Joplin (1943–1970), a lista de vozes que demarcaram o feminino neste terreno é merecedora de muito respeito.

A apresentação também é um modo de homenagear grandes "blueswomen" do Ceará, como a pioneira Mona Gadelha, que começou a levantar essa bandeira ainda no fim dos anos 70, participou da Massafeira Livre e segue em plena atividade, e a saudosa Lily Alcalay, venezuelana radicada em Fortaleza que integrou a banda Marajazz e se apresentou de forma magistral no Festival Jazz & Blues em sua segunda edição, em 2001.

No show Divas do Blues, o olhar se desloca para uma nova geração da profícua cena de blues no Ceará, com Fernanda Fialho, Marília Lima e Raíssa Dantas cantando ao lado de Débora Marciel (guitarra), Leonardo Vasconcelos (teclado), Romualdo Filho (contrabaixo) e Ricardo Pinheiro (bateria). Cada uma delas traz particularidades na forma de sentir, vivenciar e interpretar o blues, tendo em comum o amor pela música e a intensidade com que se entregam a cada canção. Características que poderão ser percebidas pelo público na apresentação em Guaramiranga, em que as três unem forças de modo contagiante para o público. Oportunidade para ouvir as novas vozes do blues do Ceará e para aplaudir cada vez mais a força feminina na música do nosso Estado, na música do mundo.