Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves (MG/RJ)

Café no Tom
Terça - 13/fevereiro - 11h
Restaurante Basílico - Guaramiranga

Show ao Pôr do Sol
Terça - 13/fevereiro - 17h
Cidade Jazz & Blues - Guaramiranga

Oficina de Gaita
Quinta - 15/fevereiro - 17h
Centro Cultural BNB - Fortaleza

Show
Quinta - 15/fevereiro - 18h30
Centro Cultural BNB - Fortaleza

Explosion Blues é o resultado do encontro de duas grandes referências do gênero no Brasil, o cantor e guitarrista mineiro Gustavo Andrade e o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, um dos nomes mais destacados na história do Festival Jazz & Blues. O álbum da dupla é fruto de um trabalho musical de mais de 25 anos, que chega à 19ª edição do Festival com um show alto astral e contagiante, repleto de clássicos do blues, country-blues, folk e funk-blues, também com Fabio Mesquita (baixo) e Andre Obermuller (bateria).

Gustavo Andrade lançou dois discos: Feeling Alright (2008), que ficou entre os melhores lançamentos do ano no Canadá, e Playin' My Blues (2014), que celebrou os 20 anos de carreira. A música do mineiro transita entre o tradicional e o moderno com muito “feeling” do blues e pitadas de rock e soul.

Muito aplaudido pelos cearenses, Jefferson Gonçalves tem um estilo inconfundível com misturas autênticas. Sua gaita faz um mix entre a música negra norte-americana e o regionalismo dos ritmos nordestinos como o forró, o baião, o xaxado, o maracatu, entre outros. Jefferson realizou diversos trabalhos de pesquisa de sonoridade, de ensino e aprendizagem musical no Interior do Ceará, promovendo oficinas para o Festival e compartilhando seus saberes e fazeres com grupos como os Meninos da Casa Grande e com os espectadores de diversas edições do evento. Agora, está de volta com um show diferenciado e que promete ótimas novidades.

Foto: Reinaldo Figueiredo, Ricardo Brajterman