ATRAçÕES

Indiana Nomma e Osmar Milito

Indiana Nomma e Osmar Milito

Unexpected

Segunda, 12/2 - Cidade Jazz & Blues - 17h

Dois artistas renomados e premiados se encontram no palco do 25º Festival Jazz & Blues para o show "Unexpected", com grandes clássicos do repertório jazzístico. Indiana Nomma, cantora hondurenha radicada no Brasil, é reconhecida por seu trabalho no jazz, e Osmar Milito, pianista paulista que desde os anos 60 construiu sua carreira no Rio de Janeiro, tocou com Sérgio Mendes nos EUA e no México, acompanhou artistas como Liza Minnelli, Sarah Vaughan, Tony Bennett, Pat Metheny e Benny Golson, e lançou diversos discos. Com eles no palco do festival, os instrumentistas da cena cearense Nélio Costa (contrabaixo acústico), Alex Moreira (trompete) e André Benedecti (bateria).

Parceiros em uma temporada de shows por cinco anos no Rio de Janeiro, Indiana Nomma e o mestre Osmar Milito, de 82 anos, apresentam, no Festival Jazz & Blues, um show com recriações cheias de personalidade, intensidade e muito suingue para obras imortalizadas por expoentes do jazz, além de composições de Osmar.

É a união do timbre marcante, da divisão habilidosa, do ritmo, da sensibilidade e da intensidade em interpretações personalíssimas de Indiana Nomma com as harmonias elaboradas e surpreendentes, o apuro melódico, a riqueza rítmica, a identidade e os improvisos arrebatadores de Osmar Milito - inclusive em improvisações harmônicas, convidando o ouvinte a, com ele, encontrar novos e belos caminhos na entrega a cada canção.

Cantora de jazz que também mantém um reconhecido projeto de música latino-americana, sendo a voz do tributo oficial a Mercedes Sosa, reconhecida pela família de Mercedes e condecorada pelo governo da Argentina, Indiana Nomma tem seis álbuns lançados desde 2015. Cantou com orquestras, big bands e com artistas como Milton Nascimento, Leny Andrade, Áurea Martins, Gilson Peranzzetta, entre outros. Conhecida pela voz grave e versatilidade em vários estilos, canta em inglês, português, espanhol e alemão. Com direito a muitos improvisos, incluindo o trompete de boca.

Osmar Milito é considerado um dos maiores pianistas de jazz e bossa nova de todos os tempos, tendo alcançado renome internacional. No Brasil, acompanhou nomes como Leny Andrade, Nara Leão, Maria Bethânia, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Elis Regina, Márcio Montarroyos, Pascoal Meirelles, Mauro Senise e Djavan. Apresentou-se no México e nos Estados Unidos, onde residiu por dois anos, fazendo shows com Sérgio Mendes. Nos estúdios, dividiu com Hermeto Pascoal a faixa "Tema Jazz" no songbook instrumental de Tom Jobim, compôs trilhas para o cinema e para várias novelas da TV Globo, gravou oito LPs e quatro CDs, além de um EP nas plataformas. 

VOLTAR