Edital - Novos Talentos do Jazz

03-Apr-2018


O Novos Talentos do Jazz é um concurso de artistas e bandas de jazz e de música instrumental para músicos de até 30 anos. Criado em 2005 pelo Savassi Festival, passa, a partir de sua edição 2018, a ser realizado por uma rede composta de cinco festivais: o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, o TUM Sound Festival, o POA Jazz Festival, o Sampa Jazz Fest e o Savassi Festival. Nessa nova fase do concurso, ampliam-se os horizontes e as oportunidades para bandas e músicos.

Desde a última edição, o Novos Talentos do Jazz é promovido e realizado por um grupo de festivais. Essa rede formada atua não apenas na promoção e realização do concurso, mas abre a possibilidade dos vencedores se apresentarem em cada um ou mesmo em todos os festivais. Os festivais que integram a rede do Novos Talentos do Jazz são se- diados em diversas regiões brasileiras, ampliando as possibilidades de intercâmbio e a diversidade e riqueza estética de cada um deles.


A região Nordeste do país é representada pelo Festival de Jazz e Blues de Guaramiran- ga e Fortaleza, que teve sua 19ª edição realizada no início deste ano nas cidades que compõem o nome desse festival. No Sudeste são dois festivais: o Sampa Jazz Fest, que realiza a sua 3ª edição em São Paulo, e o Savassi Festival, que chega à sua 16ª edição, em Belo Horizonte. Na região Sul é realizado o TUM Sound Festival, de Florianópolis, que caminha para a sua 2ª edição e, por fim, o POA Jazz Festival, que segue para a 4ª edição este ano, em Porto Alegre. O desenvolvimento futuro da rede de festivais prevê a representação de todos os territórios brasileiros, assim como em diversos países da América do Sul.

Cada festival possui sua dinâmica e estética próprias, mas compartilham uma cren- ça central: fortalecer e divulgar a música instrumental por meio de shows, workshops, concursos, residências artísticas, comissionamento de composições e outras ações.

Dentre a ampla gama de atividades realizadas pelos festivais que procuram abarcar diver- sos elos da cadeia produtiva da música e músicos em diversos estágios de suas carreiras, o concurso procura ser um instrumento de fortalecimento das carreiras dos músicos em um período crucial, que é aquele que imediatamente sucede o período de formação dos músicos. Busca, portanto, contribuir para a carreira dos músicos nesse período inicial.

É importante ressaltar que os festivais possuem diversas outras oportunidades para os músicos que não se enquadram nos requerimentos desse edital.

O concurso é regido por este edital e e as propostas enviadas serão julgadas baseadas nos seguintes critérios: (I) originalidade, (II) capacidade de improviso, (III) excelência na performance e (IV) adequação à proposta estética dos festivais.

O júri, que inclui os diretores dos festivais associados convidarão pelo menos 1 banda para participar da próxima edição de seus respectivos festivais. É importante ressaltar que se, por algum motivo, um dos festivais não for realizado, a participação no festival em questão, obviamente, será inviabilizada. Não menos importante é pontuar que as condições de contratação serão próprias de cada festival, que negociará em separado com a banda selecionada.

O Novos Talentos do Jazz tem como objetivo incentivar a formação e fortalecimento de jovens bandas de jazz e de música instrumental, enriquecer e diversificar o cânone estético dos festivais e incentivar a descentralização das curadorias e de seus critérios estéticos, ampliando as oportunidades para artistas de todo o território nacional.

Inscrições

O Jazz & Blues é um dos festivais realizadores do NOVOS TALENTOS DO JAZZ, concurso voltado para grupos de jazz e de música instrumental que seleciona bandas cujos integrantes tenham até 30 anos de idade.

As bandas selecionadas pelo edital realizarão shows na rede de festivais especialmente formada para o concurso, composta pelos seguintes festivais: Festival Jazz & Blues – Guaramiranga/Fortaleza, TUM Sound Festival, POA Jazz Festival, Sampa Jazz Fest e Savassi Festival.

Mais detalhes, edital e formulário de inscrição disponíveis no site do Savassi Festival: http://www.savassifestival.com.br/page/?novos-talentos-jazz