Realização

Criada em 1996, a empresa cearense Via de Comunicação, fundada pela jornalista Maria Amélia Mamede e pela antropóloga Rachel Gadelha, é uma das pioneiras no segmento cultural no Ceará, impulsionando e valorizando a cultura, a economia criativa, a educação, o turismo e acima de tudo, o conhecimento humano, visando à sustentabilidade social.

A empresa presta serviços de consultoria em políticas culturais, relações públicas, concepção e produção de projetos culturais, realização de cursos e seminários e organização de eventos.


Ao longo desses 18 anos de atuação, a Via de Comunicação esteve à frente dos mais importantes projetos e eventos culturais do Ceará. Entre os quais, Bienal Internacional do Livro, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Ateliê Internacional de Dança, Festival Nacional de Humor de Maranguape, Festival de Música de Baturité, Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Festival Nordestino de Teatro, Oi Blues By Night, dentre outros. Em seu portfólio constam também a realização de aula espetáculo com Ariano Suassuna (2000),I Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, Seminário Cultura XXI entre outros. Além de participar da produção de livros, filmes, exposições, documentários, etc.

Em 2000 criou o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, evento reconhecido nacionalmente, responsável por proporcionar um carnaval diferente, inovador, socialmente responsável, que, anualmente movimenta a cultura e o setor turístico do Ceará.

O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga em 2016 é coordenado por Maria Amélia e Helena Colaço em conjunto com uma equipe de profissionais gabaritados na área cultural e de eventos.