Edição 2012

13 Anos de Festival 

Os diferentes estilos e a riqueza dos sons entoados pelas atrações da 13° edição do Festival Jazz & Blues contribuíram mais uma vez para tornar universal a pequena cidade de Guaramiranga. Artistas de origens diversas, como Cuba, Israel, Estados Unidos, Bélgica, Argentina e Brasil, subiram a serra para se apresentar a um público de cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias de Carnaval.

A Cidade Jazz & Blues se consagrou, abrigando grandes atrações de várias nacionalidades. Omar Puente (Cuba), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), The L.X.G (EUA), Yamandu Costa (RS), Danilo Caymmi (RJ), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Jaques Morelenbaum e Cello Samba Trio (RJ), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Gabriel Grossi (BSB), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Puro Malte (CE), Blues Label, De Blues em Qaundo e Felipe Cazaux (CE) fizeram a festa do Festival Jazz & Blues.

As atividades do Festival começavam cedo, em várias partes da cidade. Oficinas, sessões do cineclube e bate papos musicais animavam Guaramiranga desde o inicio de cada dia. Já a programação na Cidade Jazz & Blues começava com os ensaios abertos, continuava com o Toca Jazz e os Shows ao Pôr do Sol, e ia noite adentro, com os Shows das 21h, só sendo encerrada após as Jam Sessions, por volta das 3h da manhã.

O projeto de formação artística e cultural do Festival, Música é Para a Vida, abrangeu grandes proporções, chegando a vinte e uma cidades do interior na etapa de seleção das residências artísticas, com 600 estudantes e professores da rede estadual de ensino do Ceará inscritos em oficinas de sensibilização musical. Desses, 120 foram selecionados e puderam aprimorar seus talentos em residências artísticas, uma semana antes do Festival, na cidade de Pacoti. O resultado desse processo pôde ser visto nos palcos do Festival, na atração chamada Toca Jazz.
Em 2012, mais lugares foram alcançados pelos acordes do Jazz, do Blues e da Música Instrumental. Além de Guaramiranga, Fortaleza e Sobral, as atrações do Festival chegaram também à Pacoti e Baturité.