NOtÍCIAS

Toninho Horta é atração nesta terça-feira em Guaramiranga

O último dia da programação serrana do 17° Festival Jazz & Blues recebe Toninho Horta, guitarrista, compositor e arranjador mineiro, que se consagrou nacionalmente a partir dos anos 70 junto ao movimento Clube da Esquina. É ele a atração que fecha a sessão das 21h, subindo ao palco na companhia da Orquestra Fantasma, para interpretar clássicos de sua autoria com novos arranjos, entre os quais “Manoel, O Audaz”, “Beijo Partido” e “Pilar”, além de músicas inéditas.

Quem abre a sessão das 21h é o duo Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante. A parceria desses dois violonistas cearenses representa a expansão de suas singularidades. É um encontro inédito e preparado especialmente para esta edição do Festival Jazz & Blues, onde prevalece a amizade e o diálogo entre acordes e melodias dos violões. Harmonias sofisticadas e muito sentimento é o que o show se propõem a apresentar. No repertório, composições próprias, clássicos do cancioneiro popular e homenagens a grandes nomes do violão brasileiro.

No fim de tarde, depois do Ensaio Aberto que hoje será de Toninho Horta, quem se apresenta é o gaitista brasiliense Pablo Fagundes, acompanhado por Félix Jr. (violão 7 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho 5 cordas) e Valério Xavier (percussão). Talento reconhecido no Brasil e exterior, Pablo Fagundes é considerado hoje um dos grandes gaitistas brasileiros. Seu novo CD, “De braços abertos”, lançado em 2015, reflete não só o lado refinado do instrumentista, mas também seu lado autor. Numa leitura singular de ritmos essencialmente brasileiros, que vão do Baião ao Samba, do Choro ao Afoxé e Maracatu, o quarteto interpreta composições do próprio gaitista e de autores brasilienses. Com técnica apurada e rara sensibilidade, incorporam também em suas apresentações ao vivo clássicos nacionais e canções marcantes do Blues e do Jazz.

O "incendiário" organista autraliano Raphael Wressnig, com sua Hammond B3, é quem fecha a etapa serrana do Festival, comandando a Jam Session. O músico é considerado o maior showman do Hammond da atualidade. Tecnicamente fluente no Blues, Jazz, Soul e Funk, o organista criou um estilo único que ganha contornos ainda mais irreverentes com suas performances arrasadoras nos palcos.

Público vibrou em show de Koko Jean-Davis

Foi arrasador o show da moçambicana Koko Jean-Davis na noite de segunda-feira no Festival. Acompanhada pela Igor Prado Band e por Raphael Wressnig, logo nas primeiras músicas a cantora já instigou o público a se levantar e dançar. E assim foi até o fim. Essa energia que esquentou a noite na Cidade Jazz & Blues continuou na Jam Session com a banda de Igor Prado, acompanhado também por Raphael Wressnig e participações especiais de Koko Jean-Davis e do gaitista Pablo Fagundes.

Mais cedo, a flauta teve seu destaque no Festival, a cargo da espanhola María Toro, no Show ao Pôr do Sol acompanhada por Bruno Repsold (contrabaixo), Emile Saubole (bateria) e Cainã Cavalcante (violão), e do cearense Heriberto Porto, em duo com o pianista Thiago Almeida, abrindo a sessão das 21h.

Em Fortaleza tem mais!

O Teatro RioMar, o Cineteatro São Luiz e os três equipamentos da Rede Cuca (Barra, Jangurussu e Mondubim), da Prefeitura de Fortaleza, recebem a programação do Festival na capital cearense, após a Quarta-Feira de Cinzas. Na quinta e sexta-feira, às 21h, acontecem dois shows no Teatro RioMar: Toninho Horta e Koko Jean-Davis, respectivamente. No sábado, às 17h, no Cineteatro São Luiz, tem Artur Menezes. Na Rede Cuca, de quinta a sábado, vai ter shows de Igor Prado Band com participação especial de Raphael Wressnig, María Toro Quartet, Pablo Fagundes, Di Ferreira e Cláudio Mendes, e somente em Fortaleza, uma apresentação única de dois grandes músicos brasileiros em seus respectivos instrumentos, Mingo Araújo (percussão) e Adelson Viana (acordeon). Nos Cucas, além das apresentações, haverá bate-papos e oficinas de gaita, ukulele e violão.

 

VOLTAR

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber no seu inbox.

Captcha Image

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form