Giant Steps - Tributo a John Coltrane

Ceará

Instrumentistas consagrados da cena musical de Fortaleza fazem no Festival um show especial, para homenagear John Coltrane, músico norte-americano que para muitos é o maior saxofonista da história do jazz. Eles levam ao palco , a íntegra do repertório de um de seus mais importantes discos: o antológico "Giant Steps", de 1960. O público será brindado com a oportunidade de mergulhar ao vivo, através do talento de alguns dos maiores nomes da cena musical cearense, em toda a intensidade e a ousadia do disco que se tornou marco de uma das várias revoluções empreendidas no jazz por John Coltrane (1926-1967).  

O show  "Giant Steps" - Tributo a John Coltrane, será apresentado por Marcio Resende (saxofone), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo) e David Krebs (bateria). O grupo reproduz a mesma formação que gravou o disco “Giant Steps”, cujas sessões se iniciaram ainda quando Coltrane participava, ao lado de Miles Davis, das gravações de “Kind of Blue”, outro álbum fundamental para a história do jazz.  

“Giant Steps” foi o primeiro disco de John Coltrane a ter todas as composições de sua autoria e ficou marcado pelas famosas Coltrane changes, substituições de progressões de acordes que fizeram o disco chamar atenção também pelas harmonias e passariam a ser conhecidas como uma característica do álbum e do saxofonista.  Também mostra um John Coltrane se despedindo do bebop em grande estilo, para alçar voo rumo ao jazz modal que se fortaleceria a partir do início dos anos 60.

Guaramiranga

Show ao Pôr do Sol: 
Domingo 07/02 - 17h30
Cidade Jazz & Blues