MARía TORO QUARTET

Espanha

Flamenco Jazz Project é o trabalho que marca a carreira da flautista espanhola María Toro. Ela desenvolve uma fusão do flamenco da Galícia, sua terra natal, com referências dos grandes músicos deste gênero, como Jorge Pardo, unido à experiência do jazz adquirida em Nova Iorque, onde tocou ao lado de nomes como Jack DeJohnette e Richard Bona.  

O show é baseado no repertório de À Contraluz, seu primeiro disco solo, gravado em 2012, em que compõe, arranja e interpreta sete faixas marcadas pela fusão do flamenco e o jazz, junto a uma banda de músicos de ambos os universos. Este CD reflete com exatidão o momento ascendente da carreira da flautista, que já ganhou uma ampla bagagem e ao mesmo tempo tem um futuro claramente promissor.  

No Festival Jazz & Blues, a flautista apresenta-se como María Toro Quartet, grupo formado por María Toro (flauta), Bruno Repsold (contrabaixo), Emile Saubole (bateria) e Cainã Cavalcante (violão).

Nascida em 1979 na Corunha, desde os oito anos de idade tem a flauta como instrumento. Após obter o título superior e fazer incursões na música tradicional galega e portuguesa, passa a interessar-se pelo jazz e outras músicas populares.  

Em 2005 muda-se para Madri, a fim de desenvolver sua carreira profissional paralelamente aos estudos na Escuela de Música Creativa. Nesses anos, recebe prêmios e bolsas de estudos e participa de prestigiosos cursos e oficinas na Espanha e outros países da Europa, com professores como Jorge Rossy, Michael Kanan, Peter Bernstein e Benny Golson. Em 2006 passa a mergulhar no universo do flamenco.  

Em abril de 2011, a flautista muda-se para Nova York e impulsiona a sua carreira ao tocar em locais emblemáticos como Blue Note,
Joe´s Pub, 55th Bar e dividir o palco com artistas do porte de Savion Glover, Jack DeJohnette, Jean-Michel Pilc, Ross Pederson e Richard Bona, entre muitos outros. Em março de 2012 passa a fazer parte da companhia Flamencos on Route, com quem faz turnês frequentes na Suíça e Alemanha, onde grava À Contraluz, seu primeiro álbum.

Guaramiranga

Café no Tom: Segunda 08/02 - 11h
Restaurante Basílico

Show ao Pôr do Sol: 
Segunda 08/02 - 17h30
Cidade Jazz & Blues

Fortaleza

Bate Papo e Show
Quinta 11/02 - 18h
Cuca Barra