Mingo Araújo e Adelson Viana

RN/CE

Percussão e acordeon. Esta sonoridade será levada ao palco do Festival Jazz & Blues em Fortaleza por Mingo Araújo e Adelson Viana, dois renomados em seus respectivos instrumentos, com trabalhos realizados em parceria com os maiores nomes da música brasileira. Mingo Araújo é um dos percussionistas brasileiros mais conceituados dentro e fora do país, com uma longa e sólida carreira. Adelson Viana é acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical com trabalhos realizados para grandes nomes da música brasileira.

Nascido no Rio Grande do Norte e residente no Rio de Janeiro, desde o início dos anos 80 Mingo Araújo vem atuando em concertos e inúmeras gravações ao lado de grandes nomes da MPB e da música instrumental, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Edu Lobo e Maria Betânia, com os quais viajou em turnês pelo Brasil, Estados Unidos, Japão e países da Europa, Ásia, Africa, América do Sul. Compõe o grupo Cama de Gato, ao lado de Pascoal Meirelles, Mauro Senise, Jota Moraes e André Neiva, trabalha com o maestro e instrumentista Wagner Tiso e com o compositor e o cantor Edu Lobo.

Mingo cresceu ouvindo músicas de manifestações culturais, como blocos carnavalescos, pandeiros do Boi de Reis, Centro de Umbandas, entre outros. Autoditada, ele iniciou sua carreira aos 14 anos, trilhando os caminhos de bandas de músicas que se aproximam das manifestações musicais de rua, como orquestras de frevo, procissões religiosas e conjunto de bailes.

Adelson Viana vem de uma família de músicos. Teve como primeiro instrumento o acordeon e como mestre o seu pai, José Viana. Passou um longo período tocando em bailes e, posteriormente, começou a trabalhar em shows e estúdios de gravação de jingles e trilhas sonoras.

Ao longo de sua carreira atuou como instrumentista ao lado de músicos renomados como o cearense Raimundo Fagner, com quem trabalhou durante 12 anos, se apresentando também em shows de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Manassés, Nonato Luiz, Waldonys dentre outros artistas.

FORTALEZA

Bate Papo e Show:
Sábado 13/02 - 18h
Cuca Barra