Projeto Periquito Cara-Suja

ONG Aquasis

ONG Aquasis desenvolve projetos de conservação de espécies na Serra de Baturité

Periquito Cara-Suja e Arca de Noé são dois projetos desenvolvidos pela Aquasis

A ONG Aquasis trabalha há mais de 20 anos na conservação de espécies da fauna cearense ameaçadas de extinção. Suas ações incluem a criação de áreas protegidas, restauração de áreas degradadas, campanhas de conscientização e envolvimento comunitário, resgate e reabilitação de filhotes.

Projeto Periquito Cara-Suja

Este ano, o Festival Jazz & Blues está apoiando a Aquasis na divulgação do Projeto Periquito Cara-Suja, pela preservação desta espécie que vive exclusivamente no Ceará e está ameaçada de extinção.

Por meio deste projeto, a Aquasis realiza um monitoramento contínuo das últimas populações da ave, fazendo visitas regulares às áreas onde a espécie tem sido registrada. O foco principal do projeto é a Serra de Baturité, que abriga a maior população de periquitos cara-suja. Nela foram instalados ninhos artificiais para estimular a reprodução da espécie na natureza, além da criação de uma série de parcerias com as comunidades locais para garantir a sobrevivência dos filhotes nascidos nestas áreas.

A manutenção da floresta em pé também é crucial, por isso, o projeto estimula proprietários rurais a criarem suas reservas particulares, auxiliando e dando suporte em todas as fases do processo, como a elaboração, separação da documentação e demarcação da área. O projeto também desenvolve ações de educação ambiental como palestras em escolas, exibições de vídeos, produção e distribuição gratuita de materiais educativos para as comunidades e atividades de conscientização através do centro de visitantes.

Projeto Arca de Noé

Para auxiliar a execução dessas ações, a Coelce e Aquasis se uniram em prol da conservação do soldadinho-do-araripe, periquito cara-suja, peixe-boi-marinho e maçarico-do-papo-vermelho. O Projeto Arca de Noé tem o objetivo de conseguir apoiadores, que façam doações de qualquer valor através de suas contas de energia. Os recursos arrecadados pela Coelce serão repassados integralmente para a Aquasis, e serão utilizados em prol da conservação dessas espécies ameaçadas.

Para começar a apoiar, basta preencher o formulário disponível no link abaixo, definindo o valor a ser adicionado na sua conta de luz, e você fará parte do time de doadores do Projeto Arca de Noé.

Acessar Formulário

Venha conhecer o Centro de Visitantes do Periquito Cara-Suja em Guaramiranga durante o Festival!

No início de 2015 foi inaugurado o Centro de Visitantes Periquito Cara-Suja, um espaço interativo que busca conscientizar as comunidades locais e os visitantes sobre a importância de conservar a biodiversidade da Serra de Baturité.  

O Festival Jazz & Blues convida o público a conhecer o Centro de Visitantes Periquito Cara-Suja. Nele, os interessados podem se inscrever para participar de trilhas e oficinas de observação de aves, entre elas, a que dá nome ao local. Na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida pelo Festival, a Aquasis receberá as crianças pela manhã, nos dias 8 e 9, a partir das 10h, com brincadeiras e apresentação do projeto Periquito Cara-Suja.

Localização
Rua Joaquim Alves Nogueira, Praça, Centro, Guaramiranga-CE
(em frente à prefeitura da cidade)

Horários de Abertura
Sextas: 14:00h às 18:00h
Sábados e feriados: 9:00h às 18:00h
Domingos: 9:00h às 12:00h

Acesse o site e participe do Projeto Periquito Cara-suja

www.aquasis.org