ANO. 2000
Entre 4 e 7 de março, meses depois do temido e fake "bug do milênio", a pequena Guaramiranga, de 4 mil habitantes, um refúgio de mata atlântica em pleno Ceará, recebia a primeira edição de um grande encontro de culturas, sons, saberes e fazeres: o Festival Jazz & Blues.
+ANO. 2001
Diante da repercussão positiva da primeira edição, o Festival Jazz & Blues chegou a seu segundo Carnaval atraindo mais atenções e expectativas.
+ANO. 2002
A terceira edição do Festival Jazz & Blues marca o início da ampliação do evento, com grande aumento no número de shows, presença de atrações nacionais e internacionais, intensa procura por casas, pousadas e campings em Guaramiranga.
+ANO. 2003
O Festival seguiu crescendo em ritmo forte e afinando sua concepção como um empreendimento cultural diferenciado. O cuidado na relação com os moradores, a conscientização ambiental, a busca de equilíbrio entre turismo cultural e de natureza foram marcas reforçadas na quarta edição do Jazz & Blues, com atividades como feira de produtos agroecológicos, oficina de reciclagem e de plantação de mudas.
+ANO. 2004
Crescendo a cada edição, o Festival teve em seu quinto ano um encontro dos mais inspirados, particularmente para os fãs do blues, com direito a Big Gilson, Celso Salim, Sérgio Duarte, Bitten Blues, R3 Blues e à Blues Label - ainda hoje na ativa, lançando novos discos e impulsionando cada vez mais a cena cearense através da Associação Casa do Blues.
+ANO. 2005
A edição que foi o auge do crescimento do Festival em sua primeira década jamais será esquecida pelos que tiveram o privilégio de estar em Guaramiranga entre 4 e 8 de fevereiro. Com direito a shows também no distrito de Pernambuquinho e no município de Pacoti, o Jazz & Blues 2005 aconteceu ao melhor estilo "tudo ao mesmo tempo agora". A cidade serrana cearense recebeu uma constelação de craques da música do Ceará, do Brasil e do mundo, com inúmeros momentos inesquecíveis.
+ANO. 2006
Depois de uma edição das mais movimentadas, o Jazz & Blues 2006 não deixou por menos. Recebeu nomes históricos da música brasileira, como Leny Andrade e João Donato, em shows cheios de suingue e espontaneidade.
+ANO. 2007
Outra edição que se destacou tanto pelo grande número de shows quanto pela qualidade das apresentações e pela diversidade e importância dos artistas envolvidos.
+ANO. 2008
Edição marcada por dois shows de Ivan Lins em Guaramiranga. Isso mesmo: o público foi tão grande que foi preciso sessão extra no Teatro Rachel de Queiroz, algo inédito na trajetória do Festival.
+ANO. 2009
O Festival Jazz & Blues celebrou 10 anos em 2009 com dois convidados à altura: o sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, homenageado especial, dando uma aula de choro no acordeom, e o gaitista belga Toots Thielemans, um dos maiores nomes da história do jazz. Um músico de 86 anos tão simpático quanto comovente, tão afável quanto cativante, conquistando um lugar no coração do público que esteve em Guaramiranga e Fortaleza.
+ANO. 2010
Uma edição repleta de grandes encontros musicais. Em 2010 essa característica do Festival foi ainda mais reforçada, com grandes duetos.
+ANO. 2011
Neste ano o Festival ganhou um novo palco principal: a Cidade Jazz & Blues, arena montada no Estádio Municipal, com toda a qualidade de sonorização, iluminação e conforto para o público.
+ANO. 2012
Além de promover shows de grandes nomes do Ceará, do Brasil e de outros países, o Festival Jazz & Blues sempre manteve entre suas diretrizes a contribuição à formação de novos músicos.
+ANO. 2013
O Festival Jazz & Blues 2013 concretizou um dos encontros mais esperados na trajetória do evento, ao trazer a cantora, compositora e violonista baiana Rosa Passos a Guaramiranga e Fortaleza.
+ANO. 2014
Uma edição cheia de novidades.
Assim foi o Festival 2014, começando por um diálogo transversal com a literatura, através de bate-papos com escritores como Ana Miranda, Oswald Barroso e Flavio Paiva.
ANO. 2015
Imagine curtir o Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em um bate-e-volta musical, saindo de Fortaleza com todo conforto e tranquilidade e retornando após o último show da noite. Essa foi a novidade da edição 2015, com o "Expresso Jazz & Blues"
+ANO. 2016
A edição 2016 do Festival Jazz & Blues promoveu uma série especial de shows em dueto, valorizando a interação entre os músicos e apostando em um formato minimalista como modo de ressaltar a sutileza e o talento dos artistas.
+ANO. 2017
Edição marcada pelo retorno de um velho conhecido: o guitarrista mineiro Toninho Horta, veterano da primeira edição celebrando sua volta ao evento. Outro espetáculo muito aplaudido foi o do sexteto Jazz Cigano, capitaneado pelo violonista cearense Marcos Maia e pela cantora Paula Tesser.
+ANO. 2018
A edição mais recente do Festival até aqui prestou uma homenagem a Macaúba do Bandolim, por seus mais de 75 anos de vida, tocando desde criança e vivendo de música desde rapaz.
+ANO. 2019
Os próximos capítulos dessa história serão escritos por você, participante da 20ª edição do Festival, em março de 2019. Vale percorrer cada ponto da cidade, curtir toda a programação, aproveitar cada show em Guaramiranga, em Fortaleza e Aquiraz. São 20 anos do Festival Jazz & Blues, sempre na sua companhia. Obrigado por fazer o Festival acontecer. Que venham muitas outras edições!
+