
Contemplado na Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará em 2015, o quarteto vem fazendo um consistente trabalho desde 1999, com participações em inúmeros Eventos e Instituições, como: Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), 4° Prêmio Visa - MPB Instrumental (SP), Programa Instrumental SESC Brasil (com Patrícia Palumbo / SP), Circuito SESC Instrumental Paulista [nas cidades de: Santo André, São Carlos, Campinas e Sorocaba], Modern Sound (RJ), Sala FUNARTE Sidney Miller (RJ), FNAC/Barra (RJ), Centro Cultural Arte Sumária (RJ), Palco Livre – Niterói (RJ), Circuito Cultural Banco do Brasil, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (CE), Festival Música na Ibiapaba (CE), Festival Internacional de Flautistas, Dragão Jazz (CE), Festival de Jazz Arte de Março (PI), Festival Choro Jazz (CE) dentre dezenas de cidades nordestinas. No começo de 2009, a Marimbanda foi convidada para uma turnê européia, inaugurando uma nova e bem-sucedida etapa de sua história, o conhecimento e reconhecimento internacionais.
Fez, ainda, os arranjos e a execução da trilha sonora do Musical A Estrela Dalva, sobre a vida da cantora Dalva de Oliveira e participou do CD da Spock Frevo Orquestra (PE), com o frevo Frevo da luz, de Luizinho Duarte.
O grupo gravou seu primeiro CD em 2001, "Marimbanda", pelo selo carioca Perfil Musical e recebeu o Prêmio Nélsons de Música (com votação pela internet) como Melhor Grupo Musical de Jazz, repetindo-se nos anos de 2002, 2003 e 2004.
Em 2006, lançou o segundo CD, "Tente Descobrir". Neste ano pretende voltar para o estúdio para a gravação do novo CD "Tudo Vem".
Este ano o Jazz & Blues presta homenagem a duas das mais conceituadas bandas jazzísticas do Ceará. Uma delas é a Marimbanda, que assim como o Festival, também completa 20 anos em 2019. Além das duas décadas, a banda festeja também os 10 anos da presença do pianista Thiago Almeida. Para este show tão especial, os integrantes preparam um repertório inédito que será gravado em breve. Será, portanto, uma grande comemoração, para festejar duas décadas de crescimento da música instrumental no Estado: do grupo que desenvolve trabalho autoral com atuação dentro e fora do país e do Festival que proporciona um valioso intercâmbio para quem faz e quem aprecia este gênero musical e suas vertentes.
Foto: Salvino Lobo