
“O Som da Montanha” é o nome do grupo e título do show de composições próprias do contrabaixista Wagner Ferreira, cuja opção pela música como profissão, assim como o caminho seguido em seu trabalho autoral, são frutos das experiências vivenciadas no Festival Jazz & Blues e da formação proporcionada pela Escola de Música da AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga. Membro do grupo JazzeraTrio, de Guaramiranga, e ex-integrante da Banda Dona Zefinha, com a qual participou de turnês nacionais e internacionais, ele apresenta este novo trabalho ao lado de Adriano Flor (sax tenor), Antônio Carlos (trompete), Josué Teodósio (flauta, sax alto e soprano), Matheus Moreira (violão de 7 cordas), Marco Antônio (guitarra e bandolim) e Paulo Flor (percussão).
A formação numerosa do grupo O Som da Montanha segue a tradição das big bands jazzistas e é reveladora do grande número de músicos de alto nível atuantes em sua cidade, Guaramiranga, a menor do Ceará, com menos de 4 mil habitantes. Wagner Ferreira é há mais de 10 anos professor do curso de violão da AGUA e professor regente do Grupo Rio das Cordas. Com o JazzeraTrio, que integra ao lado de outros grandes instrumentistas da cidade, como Marcelino Ferreira e Rafael Teixeira, já se apresentou em diversos projetos e festivais, tendo sido inclusive contemplada pelo cubano Paquito D´Rivera com uma música inédita.
Agora, com o grupo O Som da Montanha, Wagner Ferreira abre espaço para suas próprias composições, inspiradas em pontos importantes de Guaramiranga, como "Matriz", "Pássaro Vermelho", "Pico Alto", "Pé de Ladeira" e "Pendanga". No sentido de valorizar a produção autoral, o show assume um caráter inovador na produção da cidade e busca incentivar outros músicos do município a investir nesse caminho.
Foto: Regis Capibaribe, Bruno soares